segunda, 27 de maio de 2019 - 19:47h
Prefeito Ofirney Sadala reitera compromisso de transformar Santana em um verdadeiro canteiro de obras
Mais de R$ 30 milhões serão investidos em operações tapa-buracos e pavimentação com asfalto e bloquetes em todos os bairros de Santana.
Dentre as obras que estarão sendo executadas, o prefeito citou as que somam cerca de R$ 25 milhões, provenientes da emenda de bancada e cujos processos licitatórios estão sendo viabilizados pela Central de Licitações da Prefeitura de Santana.

Na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito Ofirney Sadala reafirmou o compromisso de sua gestão em transformar Santana em um verdadeiro canteiro de obras ainda este ano, além de gerar emprego e renda no município, com investimentos na ordem de cerca de R$ 30 milhões só na recuperação da cidade.

EMENDA DE BANCADA

De acordo com o gestor santanense, a emenda foi desmembrada em cinco projetos, que perfazem, cada um, em média R$ 5 milhões mais as contrapartidas do município. Esses projetos contemplam ruas e avenidas nas zonas norte, sul, leste, oeste e central de Santana, com pavimentações, sendo 7.588 metros em asfalto e 9.185 metros em bloquetes, além de sistema de drenagem profunda, calçadas, meios-fios e sarjetas.

O prefeito esclareceu que, por determinação do Programa Calha Norte, para onde os recursos da emenda foram direcionados, apenas as ruas que nunca receberam massa asfáltica poderão ser contempladas nos projetos, estando, dessa forma, no planejamento da Prefeitura, serviços em artérias dos bairros Fonte Nova, Piçarreira, Provedor, Remédios, Parque das Laranjeiras, Loteamento Jardim Floresta, Vila Amazonas, Novo Horizonte, Nova Brasília, além de trechos de vias que cortam o centro da cidade, a Ilha de Santana e o asfaltamento das laterais do canal do Paraíso, numa extensão de 700 metros.

RECURSOS PRÓPRIOS
Por outro lado, o prefeito citou que também está em vias de licitação à recuperação de praticamente todas as ruas e avenidas da área central de Santana, que não serão contempladas com a emenda de bancada, através da execução de operações tapa-buracos. Esses serviços serão executados com recursos próprios do Município, estimados em cerca de R$ 4 milhões 200 mil.

PARCERIA COM O GOVERNO
Em paralelo, ainda segundo o gestor santanense, a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado viabilizará o asfaltamento e a recuperação de outras vias de Santana, cujo planejamento já foi discutido entre os técnicos municipais e estaduais e deve começar a ser colocado em prática no início do verão.

OUTRAS OBRAS IMPORTANTES
Outras obras importantes, que estão em processo de licitação, também foram ventiladas pelo prefeito Ofirney Sadala, a exemplo da construção dos campos de futebol society, com grama sintética, no Mutirão do Paraíso e na Praça da Juventude; a construção de passarela de madeira de lei no distrito de Ilha de Santana; a ampliação da feira do bairro Remédios II; a construção do Centro de Referência em Assistência Social de Santana; a construção de arenas de esportes e academia ao ar livre nos bairros Hospitalidade e Provedor II; a construção de arena ao ar livre no bairro Igarapé da Fortaleza; a construção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social do Município de Santana e a construção da rampa de acesso em concreto armado no bairro Igarapé da Fortaleza.

CONSTRUÇÃO DE PASSARELAS
O gestor santanense também deu destaque à construção de passarelas, que já somam mais de 10 km em bairros que foram totalmente esquecidos pelas gestões passadas e que agora contam com vias de madeira em condições de oferecer mais segurança aos seus moradores, isso sem contar nas passarelas de concreto que estão sendo construídas no Elesbão.

REFORMA DAS UBS`S
Outras obras licitadas e que foram mencionadas pelo prefeito são às reformas das unidades básicas de saúde do Alto Pirativa, Três Irmãos, Antônio Cerieiro, Igarapé da Fortaleza e Parque das Laranjeiras, com recursos do Ministério da Saúde e cujos processos estão sendo finalizados, para que os serviços comecem no mais breve espaço de tempo possível.