quinta, 28 de março de 2019 - 18:25h
Projetos de conjunto habitacional e de urbanização do Ambrósio são apresentados em reunião na Promotoria de Santana
Na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório da Promotoria de Justiça de Santana, aconteceu a apresentação do projeto urbanístico que vai contemplar parte da comunidade do Ambrósio e de construção do Conjunto Habitacional Alvineira, na Área do Gaúcho.
O evento contou com a presença do prefeito de Santana, Ofirney Sadala, do secretário de Infraestrutura do Estado, Alcy Matos, do promotor Adílson Garcia, vereadores e autoridades do município de Santana.

O evento contou com a presença do prefeito de Santana, Ofirney Sadala, do secretário de Infraestrutura do Estado, Alcy Matos, do promotor Adílson Garcia, vereadores e autoridades do município de Santana, e representantes da sociedade civil, especialmente da comunidade do Ambrósio.

O projeto urbanístico, que está em estudos para ser executado na comunidade do Ambrósio, consiste no prolongamento da via que passa em frente à Igreja dos Navegantes, passando pela passagem do porto da Souzamar até chegar à Rua Cláudio Lúcio Monteiro, com calçamento lateral, sistema de drenagem e esgotamento sanitário.

O projeto também prevê a urbanização da lateral da referida via, na área às proximidades da margem do rio, com a construção de um parque, playground e outros empreendimentos.

Para a viabilização desse projeto, que deverá ser bancado com recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por danos ambientais ao Estado, que está sendo celebrado no Ministério Público, tendo como uma das partes a empresa Zamin, será necessário desapropriar as casas localizadas na diretriz da via e na área a ser urbanizada. Por isso, de acordo com o Ministério Público, se faz necessário que haja uma profunda discussão com todos os envolvidos, para que o projeto seja levado adiante.

Outro projeto apresentado na reunião foi o de construção do Conjunto Habitacional Alvineira, no local conhecido como Área do Gaúcho, às proximidades do bairro Jardim de Deus, na entrada da cidade de Santana pela rodovia Duca Serra. O empreendimento deverá contemplar a construção de 500 apartamentos para pessoas de baixa renda, tendo, ainda, creche, escolas, posto de saúde e outros órgãos geridos pelo poder público.

Parte dos apartamentos poderá ser destinada para os moradores da comunidade do Ambrósio, que tiverem suas casas desapropriadas por conta do projeto de urbanização, segundo informações dos técnicos da Seinf.

O próximo passo para a viabilização dos dois projetos será a realização das audiências públicas e de mais definições técnicas de responsabilidade do Município de Santana e do Governo do Estado.

O prefeito Ofirney Sadala, que foi morador do Ambrósio, disse que vai se empenhar pessoalmente em todas as etapas do projeto, principalmente nesse primeiro momento, onde as discussões com a comunidade serão essenciais para que todos estejam a par da proposta. Ele finalizou dizendo que uma das suas mais importantes missões é fazer benfeitorias no Ambrósio e que espera concretizar parte delas através de parcerias como essa que está sendo viabilizada com o Ministério Público, através da Promotoria de Santana, e o Governo do Estado, por meio da Seinf.