sexta, 14 de dezembro de 2018 - 12:04h

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Solidária

Prefeitura de Santana articula parceria para desenvolver setor moveleiro local
O assunto foi discutido em reunião no Gabinete Municipal com a participação da secretária especial de Governo, Planejamento e Cidadania da Prefeitura Municipal de Santana, Leda Maria Sadala Brito.
Foto: Kátia Carvalho
A reunião contou, ainda, com a presença de secretários e empresários dos setores moveleiro e madeireiro de Santana.

A secretária especial de Governo, Planejamento e Cidadania da Prefeitura Municipal de Santana, Leda Maria Sadala Brito, participou, na tarde da última terça-feira, 11, no Gabinete Municipal, de uma reunião com gestores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Moveleiro do Estado do Amapá (Cadima), com o objetivo de para discutir alternativas para o desenvolvimento do setor moveleiro local.

Um dos pontos levantados foi à reativação da sede do Cadima, no Distrito Industrial de Santana, para possibilitar, dentre outras atividades, a realização de cursos de marceneiros e de outras especialidades direcionados para jovens carentes de Santana. Inclusive, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Economia Solidária, se colocou à disposição para estabelecer parceria com o Cadima, para que o projeto seja viabilizado o mais depressa possível.

Ainda durante a reunião, o presidente do Cadima, Juarez Oliveira, fez uma apresentação do Projeto de Integração da Cadeia Produtiva da Madeira, levantando alternativas para a exploração de resíduos florestais, sem causar desmatamento.

Esse projeto foi incentivado pela Prefeitura de Santana, e, recentemente, passou a receber incentivos da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, segundo explicou Juarez Oliveira.

Para a secretária Leda Sadala, o setor moveleiro de Santana e do Estado do Amapá precisa de um olhar diferenciado, principalmente em face do grande potencial madeireiro local, que, se explorado racionalmente, poderá gerar emprego e renda para milhares de amapaenses.

“Por determinação do prefeito Ofirney Sadala estamos aqui para firmar parcerias com o Cadima, visando a qualificação dos nossos jovens, e, inclusive, com amplas possibilidades da aquisição de produtos oriundos do setor moveleiro local por parte da Prefeitura”, disse Leda Sadala.