domingo, 17 de março de 2019 - 12:58h

Semsa participa de reunião sobre a campanha de 2019 contra Influenza
Durante a reunião foram avaliadas as metas vacinais de anos anteriores e repassadas informações sobre o planejamento da campanha Influenza 2019.
Funcionários da Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal de Saúde de Santana (Semsa) estiveram presentes na reunião.

Funcionários da Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal de Saúde de Santana (Semsa) estiveram reunidos nesta quarta-feira, 13, no auditório do Lacen- Laboratório Central de Saúde Pública, para avaliar as metas vacinais de anos anteriores e o planejamento da campanha Influenza 2019.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional.

Ainda durante a reunião no Lacen foram avaliadas as programações de cada município, a adequação de recursos e estrutura para a realização da campanha deste ano, além de esclarecimentos sobre o público alvo prioritário e secundário e a responsabilidade de cada município frente à imunização de sua população.

Na campanha de 2019, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 59,1 milhões de pessoas, sendo que a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia do Município de Santana, Ediana Marques, a reunião foi fundamental, pois tratou do planejamento encaminhado pelo Ministério da Saúde, que deverá ser cumprido por todos os municípios amapaenses.