quarta, 23 de outubro de 2019 - 12:10h

Semsa realiza Dia D de vacinação contra o sarampo
Por: PMS Comunica
Foto: Adrielly Castro

Para prevenir contra o sarampo, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, de 7 a 25 de Outubro, voltada para as crianças de seis meses a menores de cinco anos.

No último sábado,19, a abertura oficial do ‘Dia D’ de mobilização, foi realizada na Policlínica Alberto Lima, que deu início à programação oferecendo um café da manhã para a população e esclarecendo dúvidas sobre a doença.

O município de Santana recebeu o quantitativo de 11.500 doses da vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola), única forma de prevenção, que foram distribuídas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O secretário da Semsa, Franscisco do Carmo Gritti, esteve presente no evento e conversou com a população sobre a necessidade da prevenção. “É muito importante que os pais ou responsáveis, tragam as crianças para se vacinarem e tirem suas dúvidas sobre os mitos que são contados. O sarampo é uma doença séria, mas que pode ser prevenida através da vacina”, explicou o gestor.
Ivone Santos aproveitou a ocasião para levar a filha de 2 anos e a sobrinha de 4 anos para atualizar o cartão de vacina e prevenir contra o vírus. “Fiquei surpresa com a mesa de café da manhã. Gostei muito da atenção e orientações que os funcionários da saúde nos deram", comentou a dona de casa.

De acordo com Coordenadora Municipal de Imunização, Monique Uchôa, nesse primeiro momento, todas as salas de vacina estiveram abertas atendendo o público-alvo (crianças com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias), além de oferecer outros serviços como, pesagem e suplementação de vitamina A.
Segundo o último boletim epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde (CVS) do Amapá, foi confirmado na última quarta-feira, 16, o registro do primeiro caso de sarampo no Amapá após 20 anos. A vítima, de 32 anos, apresentou os sintomas em agosto, foram feitos vários exames, inclusive na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atestaram a doença. A paciente recebeu tratamento e está fora de perigo.

"Todas as medidas de controle que o caso recomenda também foram tomadas, bloqueio vacinal para quem não tem vacina e acompanhamento de possíveis casos secundários na família e arredores do paciente", disse Andréa Marvão, Coordenadora Estadual de Imunização.

Próxima etapa
A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo acontece de 18 a 30 de Novembro, voltada para o grupo de 20 a 29 anos. O ‘Dia D' de mobilização para esse público-alvo será no sábado, 30 de novembro, em todas as salas de vacina do município.