quinta, 26 de setembro de 2019 - 22:55h

Sanprev participa do Fórum Estadual de Previdência
Por: PMS Comunica
Foto: PMS Comunica
Na ocasião também foi lançado o selo comemorativo dos Correios com a cerimônia de obliteração.

O evento marcou os 20 anos de criação da Amapá Previdência (Amprev) e aconteceu na sexta, 20, no auditório do Sebrae Macapá, com a participação do Instituto de Previdência Social do Município de Santana (Sanprev), servidores públicos, civis, militares e efetivos lotados nos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, representantes dos sindicatos, aposentados e pensionistas.

A ideia central foi atender a necessidade dos servidores estaduais em participarem de ações de diálogo e esclarecimentos quanto as principais regras de aposentadoria. As palestras destacaram assuntos importantes, como os aspectos gerais da reforma da Previdência e os impactos para os servidores públicos do Amapá; Educação Financeira; Educação e Previdenciária.

Segundo o diretor-presidente da Amprev, Rubens de Souza, o encontro marcou os 20 anos da instituição, que visa o futuro dos servidores efetivos do Estado. "A reforma da Previdência é foco em todo o Brasil. Por isso, promovemos um ciclo de palestras que pudesse esclarecer tanto sobre a reforma, como saúde financeira e educação previdenciária, para que o servidor ao se aposentar não seja pego de surpresa", afirmou Rubens.

A diretora-presidente da Sanprev, Alderinda Ferreira, destacou que essa aproximação das entidades previdenciárias é significativa e permite atualizar conhecimentos.

"A partir desse fórum, vamos programar uma palestra para trabalhar a educação financeira, não apenas para os instituídos ou ativos, mas a Sanprev enquanto instituição que trabalha com a previdência e com o futuro do servidor, que possa também favorecer estes temas que colaboram no dia a dia do servidor, do trabalhador autônomo e de todas as pessoas", disse a diretora.

Atualmente, o Sistema de Previdência de Santana tem aproximadamente 2 mil assegurados ativos.

Sobre as palestras:

Palestra Aspectos gerais da reforma da Previdência e os impactos para os servidores públicos do Amapá:
Ministrada pelo Secretário adjunto da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, Narlon Gutierre, apresentou um resumo elaborado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com diagnóstico do atual sistema e os benefícios da proposta em discussão.
“A Nova Previdência é necessária para que o país alcance um equilíbrio fiscal, mas não só isso. É para que ela seja sustentável ao logo do tempo”, afirmou Gutierre

Palestra Educação Financeira:
O Professor Consultor da BM&FBovespa, Carlos da Silva, disse que a Educação Financeira é um processo em que o indivíduo faz escolhas conscientes e se mantém bem informado a respeito da economia, para assim, ajudar às pessoas a elaborarem a melhor forma de lidar com seu dinheiro.

Palestra Educação Previdenciária (Workshop de preparação para aposentadoria)
A Gerente Técnica da Agenda Assessoria, Élida Gerônimo, falou sobre o incentivo de boas práticas para uma aposentadoria tranquila e estável, evitando práticas e gastos desnecessários.

Palestra Maratona para a Vida:
O ex-maratonista, Vanderlei Lima, proferiu a palestra “Maratona para a Vida”, que reforçou a necessidade de um bom planejamento para que o trabalhador tenha qualidade de vida na aposentadoria.