segunda, 01 de abril de 2019 - 09:38h
Santana é o primeiro município do Estado a oferecer cirurgia de catarata
Durante a reinauguração da Policlínica Dr. Alberto Lima, na manhã do sábado, 30/03, as autoridades municipais, especialmente o prefeito Ofirney Sadala, comemoraram o fato inédito em um município do Estado.
Por: PMS COMUNICA
Foto: Márcia Facundes
Os processos só estão sendo possíveis graças à sensibilidade da atual gestão, que, com recursos próprios do município, resolveu proporcionar uma vida nova para os beneficiados.

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde - Semsa, realizou, através da Clínica de Especialidades, onde fica localizado o centro cirúrgico oftalmológico da empresa responsável pelo procedimento, cirurgias de catarata em quinze dos 240 pacientes, que estão na lista de espera do município para receber o benefício.

Durante a reinauguração da Policlínica Dr. Alberto Lima, na manhã do sábado, 30/03, as autoridades municipais, especialmente o prefeito Ofirney Sadala, comemoraram o fato inédito, haja vista que Santana passou a ser o primeiro município do Estado a oferecer cirurgia de catarata.

Os processos só estão sendo possíveis graças à sensibilidade da atual gestão, que, com recursos próprios do município, resolveu proporcionar uma vida nova para os beneficiados.

Segundo informações da Semsa, existem 240 pacientes passando por todos os procedimentos exigidos para se submeterem às cirurgias, que, por meio de licitação, estão sendo executados por uma empresa, que ficou encarregada da triagem, exames pré-operatórios, incluindo: exame de sangue, de urina, radiografia do tórax, eletrocardiograma e outros, do transporte dos pacientes até a clínica, do procedimento cirúrgico e dos cuidados no período pós-operatório.

O médico oftalmologista responsável pela equipe, Lucas Rezende, explicou que, além da demanda ser muito grande e alguns esperarem anos pela cirurgia, a maioria dos pacientes está com catarata bem avançada ou com perda total da visão ou de um dos olhos.

Em alguns casos onde o paciente tem os dois olhos afetados pela patologia, primeiro é operado o olho mais comprometido, e posteriormente à recuperação o médico fará a reavaliação e agendará a cirurgia do outro olho.

Os quinze pacientes operados nessa primeira etapa foram afetados pela catarata senil, como é o caso da dona de casa Maria das Graças Roberto, de 65 anos, que procurou a Policlínica para uma consulta e, depois que recebeu o diagnóstico, ficou aguardando pela cirurgia. "Estou muito feliz e agradeço ao prefeito por ter nos ajudado. Há muito tempo eu precisava fazer a cirurgia. É uma emoção ter a minha vista recuperada", disse emocionada.

Os pacientes que estão com algum problema na visão podem procurar a Policlínica Dr. Alberto Lima, ao lado do Fórum de Santana. As consultas são marcadas às terças-feiras pela manhã e e realizadas às sextas-feiras. Em caso de necessidade de cirurgia, o especialista reencaminha o paciente à Policlínica para a abertura do processo.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SANTANA - Prefeitura Municipal de Santana
Rua Capitão Euclides Rodrigues, 239 - Centro, Santana - AP, 68925-192


Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá