quarta, 27 de novembro de 2019 - 19:22h
Prefeitura de Santana promove II Simpósio Internacional de Educação para mais de 891 participantes
Na cerimônia de encerramento os participantes receberam o Certificado Internacional da Universidade Tecnológica Intercontinental, com carga horária de 20 horas.
Por: PMS Comunica
Foto: Rodrigo Furtado
Com o tema: "Os desafios da educação do século XXI"

O 2° Simpósio Internacional de Educação no município, realizado pela Prefeitura de Santana em parceria com a Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC)-Paraguai, reuniu mais de 891 profissionais inscritos das redes de ensino municipal, estadual e privada. A programação aconteceu nos dias 24 e 25 de Outubro, no templo central da Assembleia de Deus.

O Prefeito Ofirney Sadala; a presidente da câmara dos vereadores, Helena Lima; secretária municipal de educação, Carmem Queiroz; reitor da UTIC, prof. Dr.Hugo González; prof. Dr Aberlado Montiel, Ph.D UTIC; pastor do templo, Aroldo Melo; e representantes da classe pedagógica compareceram durante as atividades.

Com o tema: "Os desafios da educação do século XXI", o objetivo foi oportunizar aos professores uma formação continuada, de forma dinâmica com apresentações de pesquisas, estudos, reflexões e críticas que se aproximem das novas concepções linguagens e tecnologias. A modernização dos meios de aprendizagem de ensino e a construção de conhecimento sobre todos os níveis de educação, infantil até o nível médio.

Na ocasião, o Prefeito Ofirney Sadala relembrou das dificuldades de ser um professor e reforçou que esse é um espaço de debate e reflexão. "Eu já ensinei para as séries iniciais e no meu tempo, em 1996, já tínhamos muitas dificuldade, imagina agora que o professor precisa concorrer com a internet e as redes socais. Espero que que os professores de Santana possam deixar seu dom e vontade falarem mais alto do que os fatores que dificultam e muito o processo de aprendizagem,"disse Ofirney.

Para debater os assuntos relacionados dez palestras abordaram propostas inovadoras. Os palestrantes convidados do Laranjal do Jari, Macapá e Santana apresentaram entre Metodologias, Perspetivas, Educação inclusiva e as práticas extensivas. Já os representes da UTIC Assunção, referência em encontros de educação, explicaram sobre: "Las Nuevas Tecnologia Aliadas las Practicas Pedagógicas sobre a Perpectivias da Formación Educacional" e "La Educación 4.0: Búsqueda de un Modelo Pedagógico".

Exposições de 18 artigos científicos, fomentaram as discussões acerca das práticas pedagógicas na EJA; a influência das redes sociais e jogos na aprendizagem; a utilização da tecnologia e informação da comunicação (TIC's) na promoção da linguagem da criança com Síndrome de Dow; e outros que foram aprovados pela equipe da UTIC.

Visita aos Stands para uma reflexão sobre as concepções pedagógicas. Além disso,
30 exposições de pôsteres acadêmicos, que foram aprovados pela comissão de coordenadores do Pôster Acadêmico
Dra Benedita do Socorro Santos de Sousa
Mestrando Eric Ferreira Amim
Mestranda Rosilma Lobato Pinheiro.

A escola municipal Piauí, participou com um pôster sobre as atividades das práticas restaurativas. “Nossa escola mudou muito e nós trouxemos os resultados para apresentar no evento. Com essas mudanças conseguimos aumentar o nosso índice de desenvolvimento da educação básica para 4,4 a maior nota da escola municipal,” informou Érica Góes, diretora da escola Piauí.

A Secretária da SEME, Carmen Queiroz, reconhece o árduo e valoroso trabalho desempenhado pelo educador na sala de aula, frisando que o simpósio bienal é promovido gratuitamente. "Esse evento foi muito gratificante para todos os setores da educação. O número de inscrições ultrapassou a nossa expectativa com um público bem participativo e disposto a trocar conhecimentos...Vamos continuar nos empenhando para realizar o melhor evento a cada edição", finalizou a Secretária Carmem.