segunda, 09 de setembro de 2019 - 08:24h
Prefeitura de Santana realiza o cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos
A Coordenadora do Nasf, Tainá Cavalcante, informou, nesta segunda-feira, 9, que os interessados em participar dos grupos de Hiperdia do município, devem procurar a unidade básicas de saúde mais próxima do bairro, com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Por: PMS Comunica
O Programa Hiperdia é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvido em conjunto por profissionais da rede municipal de saúde do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

Promovendo mais qualidade de vida e bem estar para portadores de hipertensão e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), da Prefeitura de Santana, iniciou em 2017 o Projeto Hiperdia, orientando e incentivando os cuidados com a saúde, prevenção de agravos, acompanhamento médico, assistencial e atividades físicas para a comunidade.

O objetivo é diminuir os impactos das doenças crônicas, proporcionando disposição física e mental aos usuários. Para Isso, disponibiliza serviços de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, agentes comunitários de saúde, técnico em enfermagem, enfermeiros e médicos.

De acordo com a Coordenadora da Esf, Joyce Nazário, o projeto iniciou a partir das observações dos enfermeiros que atuam nas áreas com pacientes diabéticos e hipertensos. " A Prefeitura de Santana, através do prefeito Ofirney Sadala, sabe que o grupo Hiperdia é uma importante ferramenta que os profissionais utilizam para trabalhar com a população assuntos relevantes sobre saúde, prevenção, tratamentos de doenças, aferição da pressão arterial, medição da glicemia, peso de 15 em 15 dias e outros serviços," destacou Joyce.

A dona de casa, Maria do Socorro, contou que sofria de diversos problemas de saúde e emocionais devido o excesso de peso e que foi encaminhada pelos profissionais que atendem no seu bairro para participar das atividades do Projeto Hiperdia. "Antes do Hiperdia, a minha pressão era 22x11, pesava 88kg e sentia varios problemas de saúde. Estou aqui há mais de dois anos, peso 77kg e não precisei mais ir em hospital ou pronto socorro, por isso recomendo para todo mundo que tem esse problema de pressão alta e diabete (um puxa o outro), que procure uma atividade física. O projeto Hiperdia é vida, eu sou uma prova disso!"

A Coordenadora do Nasf, Tainá Cavalcante, informou, nesta segunda-feira, 9, que os interessados em participar dos grupos de Hiperdia do município, devem procurar a unidade básicas de saúde mais próxima do bairro, com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), para realizar o cadastro de acompanhamento, através do sistema Hiperdia, onde as informações são processadas e disponibilizadas pelo DATASUS.
Ela ainda frisou que as programações acontecem as segundas e quintas, de 8 às 9 da manhã, no centro comunitário do bairro Fonte Nova, com a educadora física, Rahéllen Carla; todas às quartas-feiras, de 8 às 9h, na Ilha de Santana com os professores Emanuel e Patrícia Vales; também na quarta-feira, de 8 às 9h, no Centro do idoso Antônia Rocha, com as educadoras Ellen White e Daniele Brito; e as terças e quintas, de 8 às 9h, no Parque da Laranjeiras, com os professores Rubiane Cabral e Sidney Melo, onde o projeto concentra um número maior de usuários, acolhendo além dos pacientes, outras pessoas que interagem durante as atividades.