domingo, 09 de dezembro de 2018 - 08:26h
Meio ambiente e saneamento básico foram discutidos em encontro com a participação de técnicos da PMS
Foto: Amilton Matsunaga
O secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação da PMS (Semduh), Lindemberg Mota, foi um dos representantes da Prefeitura no I Encontec

Com o objetivo de abordar questões relacionadas ao meio ambiente e saneamento básico, o Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP) em parceira com o Governo do Estado e instituições públicas e privadas realizaram, nos dias 6 e 7 deste mês, no auditório do Museu Sacaca, em Macapá, o I Encontro Técnico no Meio do Mundo –Encontec.

Durante os debates foram levantados os avanços, dificuldades e propostas para o fortalecimento da governança e as políticas públicas de gestão ambiental e saneamento básico em todo o Estado, bem como temas relevantes para as administrações municipais, como a destinação final dos resíduos sólidos nos municípios, a universalização do abastecimento de água e qualidade da água na área urbana dos municípios, além de práticas sustentáveis na administração pública,

A Prefeitura de Santana, por intermédio do prefeito Ofirney Sadala, vem levando muito a sério a aliança entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente, tanto é que em breve estará aderindo ao Selo A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) do Ministério do Meio Ambiente, que foi um dos temas abordados durante o Encontec.

Essa agenda, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação da PMS (Semduh), Lindemberg Mota, que, inclusive, foi um dos representantes da Prefeitura no I Encontec, tem como principal objetivo sensibilizar os gestores públicos para a importância das questões ligadas ao meio ambiente, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental no dia a dia dos órgãos que administram. “Aderindo ao Selo o Município de Santana ganha destaque nacional no âmbito da sustentabilidade dentro da administração pública”, ressaltou o secretário.

Lindembeg Mota foi mais além enfatizando que Santana vem cumprindo os requisitos legais ao licenciamento ambiental municipal, segundo análise da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). "Em 2016 o município foi diagnosticado com nota - 17 no âmbito da gestão ambiental e, neste ano, já alcançamos 30 pontos, demonstrando que estamos no caminho certo e evoluindo”, finalizou o titular da Semduh.