quinta, 12 de setembro de 2019 - 14:38h
Prefeitura de Santana participa de reunião sobre implantação do sistema Salta – Z
Por: PMS Comunica
O objetivo do encontro foi conhecer as novas propostas e contrapartida do governo para a instalação desse sistema em outras localidades de Santana, que já tem experiência com esse tipo de tecnologia.

Para buscar soluções para abastecimento e distribuição de água potável para todos os moradores de Santana, a prefeitura participou nesta quinta-feira, 12, de uma reunião no Palácio do Setentrião sobre a implantação do sistema Salta –z. Estavam presentes prefeitos representantes dos 16 municípios do estado e o vice-governador, Jaime Nunes. Nessa ocasião, Santana foi representada pelos secretários Antônia Guedes e Mário Brandão.

A primeira unidade foi implantada na comunidade de São Raimundo do Pirativa há um ano e apresentou resultados positivos. A prioridade de Santana são as áreas rurais e ribeirinhas.

Agora, a prefeitura busca novas parcerias para que outras comunidades sejam atendidas e passem a receber água tratada e própria para consumo humano. “Nós ainda temos muitas comunidades sem água tratada, principalmente em áreas mais afastadas da cidade. Nós entendemos essa necessidade e Santana está aberta para esse novo projeto", disse a secretária Antônia.

Sobre o sistema

O sistema Solução Simplificada de Abastecimento de Água por Zeólita, o chamado Salta –Z, é construído de maneira artesanal, com caixas de água, filtros e uma bomba que ficam interligados a um sistema que através da filtragem transforma uma água imprópria para o consumo, em água potável. É uma tecnologia que atende aos requisitos do Ministério da Saúde e obedece aos conceitos de sustentabilidade, garantindo água de qualidade para pequenas comunidades com um custo mais baixo.