quarta, 11 de setembro de 2019 - 17:54h
Prefeitura discute plano de mobilidade urbana durante evento em Santana
Dentro do planejamento urbano estão inseridas as diretrizes de acessibilidade, sinalização, mobilidade, assim como a garantia de direitos básicos de ir e vir.
Por: PMS Comunica
O evento contou com a presença de órgãos públicos, secretarias municipais, representantes de pessoas portadoras de deficiência física e líderes de bairros. Foi proferida uma palestra de capacitação para equipe técnica responsável pela elaboração do planejamento.

A construção do plano de mobilidade urbana tem dado lugar de fala para quem mora na cidade e precisa de soluções eficazes para se locomover. Para isso, a Prefeitura tem criado espaços de discussão sobre o assunto, como o que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 11, no Fórum de Santana.

A palestra foi ministrada pelo engenheiro civil Maurício Ribeiro, que apresentou pontos importantes para a construção do planejamento, como a geração de emprego, segurança, soluções sustentáveis e cidadania. " A base do projeto deve ser a cidadania, qualidade de vida e o coletivo. É preciso saber que a cidade é para todos, por isso discutir mobilidade urbana é importante”, disse.

Segundo Everaldo Uchôa, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), o projeto é atender todos os que precisam de uma cidade planejada para se locomover.“Dentro desse estudo, vamos atender tanto quem se locomove por ônibus, pedestres, ciclistas, mototaxistas e taxistas. A ideia é trazer uma mobilidade cômoda para todo mundo ", explicou o gestor.

Vanguarda
Essa é a primeira vez que é pensado em um plano de mobilidade urbana para o município de Santana. O projeto começou em março desse ano, com pesquisa de campo e avaliação técnica. É uma ferramenta de gestão para a captação de recursos para a melhoria da circulação dentro da cidade, tanto para pedestres até para veículos pesados.“Esse plano vai refletir o pedido da população e vai atender todas as exigências da comunidade”, concluiu Josiney Alves, secretário da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sttrans).