sábado, 13 de abril de 2019 - 17:34h
Prefeitura de Santana inicia campanha de vacinação contra Influenza
Este ano, o município recebeu, inicialmente, 29.480 doses para imunizar aproximadamente 90% do público-alvo.
Foto: Amilton Matsunaga
A vacinação segue calendário estipulado pelo Ministério da Saúde, sendo voltado para os grupos prioritários.

Para reduzir as complicações e internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe Influenza, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, nesta quarta-feira (10) em todas as unidades básicas de saúde e policlínicas do município, a 21ª campanha nacional de imunização contra a doença. Este ano, Santana recebeu, inicialmente, 29.480 doses para imunizar aproximadamente 90% do público-alvo.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Monique Uchôa, a Influenza é muito comum no Amapá ao longo do ano, justamente pelo Estado ser influenciado pelo clima equatorial. Ela ressaltou, ainda, que, além de disponibilizar as vacinas nas UBS`s e policlínicas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estará dando suporte, levando a imunização aos pacientes que enfrentam alguma impossibilidade de locomoção.

"Estamos orientando os pais para que levem primeiramente as crianças às unidades de saúde para serem vacinadas, e, posteriormente, os outros grupos prioritários”, ressaltou a coordenadora, adiantando que, conforme o cronograma de vacinação, as equipes estarão mapeando os locais e traçando estratégias para atender os moradores das áreas demarcadas.

Até o dia 19 de abril, serão vacinadas: crianças a partir de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. Também ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do calendário nacional de vacinação.

Deve ser considerado o esquema da dose fracionada para as crianças de seis meses às menores de seis anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Na segunda etapa, de 22 de abril a 31 de maio, serão vacinados: todos os grupos prioritários (crianças e gestantes), além de adultos maiores de 60 anos, puérperas (até 45 dias após parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

No dia 4 de maio será o “Dia D” de Mobilização Nacional da Campanha, com o objetivo de chamar a atenção de toda a população quanto à importância da vacina. Na ocasião, as unidades de saúde do município e locais estratégicos espalhados pela cidade estarão funcionando em período integral (manhã e tarde), com uma programação especial para atender a comunidade.

As vacinas já estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 h nas UBS´s e das 8 h às 16h30 nas Policlínicas.