sexta, 13 de setembro de 2019 - 12:16h
Escola Municipal realiza desfile cívico em homenagem ao 76° aniversário do ex-Território Federal do Amapá
Por: PMS Comunica
Foto: Amilton Matsunaga

Dia 13 de setembro é uma data história para todos os amapaenses. Esse foi o dia em que o ex-Território Federal do Amapá foi criado, desmembrado do estado do Pará e se tornou independente. Para lembrar desse marco, a Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes realizou nesta sexta-feira, 13, o tradicional desfile cívico. Cerca de 500 alunos, do 3° ao 5° ano, participaram do percurso de 5 vias do bairro Área Portuária, comunidade que abriga a escola.

Durante as duas primeiras semanas de setembro, as crianças estudaram sobre história do Amapá, civismo e cuidados com o meio ambiente. E na sala de aula, discutiram como seria um país ideal. Por isso o tema do desfile desse ano foi: "A pátria que temos x A pátria que queremos".

“É importante despertar na criança esse sentimento de amor e valorização da nossa pátria. Esse é um dos compromissos da escola", disse o diretor da escola, Domingos Silva.

Muitas pessoas pararam para ver o desfile das crianças. “Eu ainda acho importante o desfile dos feriados cívicos e a nossa tradição passada para outras gerações", disse a técnica em enfermagem, Maria Antônia da Silva.

O desfile contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sttrans), que acompanhou os alunos durante toda a caminhada, a banda marcial da Escola Municipal Piauí e a Secretaria Municipal de Educação.

“A escola também precisa mostrar esses temas a população. Mostrando a importância dessa data e que a tradição continue por muitos anos", concluiu a secretária de Educação, Carmem Queiroz.