quarta, 13 de novembro de 2019 - 12:38h
Santana oferece curso inédito de inclusão digital para terceira idade
Por: PMS Comunica
Foto: PMS Comunica

Com muita animação e expectativa começou nessa quarta-feira, 13, a primeira turma de inclusão digital na maturidade em Santana. O curso inédito é uma realização da Prefeitura em parceria com o pólo da Universidade Aberta do Brasil. A aula inaugural contou presença de várias autoridades. O objetivo é democratizar o acesso à novas tecnologias de informação para grupos de terceira idade que nunca tiveram contado aos meios tecnológicos.

“É preciso ter muita coragem e força de vontade para buscar novos conhecimentos. Com a idade, nós precisamos preencher o nosso tempo e buscar novos desafios. E é isso que esse grupo está fazendo, buscando conhecimento. E essa experiência de inclusão digital é muito válida, então de parabéns pela coragem”, disse o prefeito Ofirney Sadala.

O novo modelo da sociedade exige os conhecimentos básicos de informática para comunicação e segurança, por isso esse curso foi desenvolvido. “Nós precisamos nos atualizar para que não sejamos enganados. Eu sei que alguns aqui não têm condições de sentar em um banco de escola, por conta disso criamos esse curso”, explicou a presidente da Câmara dos Vereadores, Helena Lima.

Ao todo, irão participar 45 alunos que serão divididos em três turmas. O curso de inclusão digital vai acontecer duas vezes na semana durante dois meses. O método abordado no curso será prático, com conceitos básicos sobre tecnologia, computadores, rede social e utilização de caixa eletrônico. Além de apresentar os aplicativos e meios que podem facilitar e dar mais independência ao dia a dia desses idosos.

Um dos alunos será o seu José Ailton, de 63 anos, que nunca fez um curso de informática. “Minha filha que me ajuda no banco, quando eu preciso do computador e também do celular. Ela faz tudo para mim, mas agora eu vou poder fazer as coisas sozinho”, comemorou o aposentado.

A autonomia tecnológica é um dos pontos principais do curso. “É garantir que os idosos terminem esse módulo básico, podendo sacar seu dinheiro sozinhos, resolver problemas na internet com envios de e-mails, postar fotos do seu grupo da família nas redes sociais. É trazer para esse idoso a inclusão do mundo que a gente vive hoje e que só vai continuar avançando e não podemos ficar para trás”, explicou a secretária municipal de Educação, Carmem Queiroz.

Dependendo da demanda posposta pela comunidade, já existe a possibilidade de ampliar esse curso para novas turmas em 2020. “Vamos fazer uma chamada pública ano que vem para conseguir chegar a outros idosos. A ideia é levar a oportunidade, essa é a melhor idade para aprender também. Nós fizemos uma pesquisa com diagnóstico para saber o que mais eles querem aprender e fizemos uma grade com todos esses pedidos. O nosso curso é diferenciado porque é específico para o nosso público alvo”, concluiu o coordenador da Universidade, Fábio Coutinho.