terça, 21 de maio de 2019 - 11:20h
Parceria entre PMS e GEA garante R$ 7,8 milhões para coleta de lixo e limpeza de Santana
A responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santana na prestação de contas dos recursos foi fundamental para a renovação do convênio
Foto: Amilton Matsunaga

A responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santana na prestação de contas dos recursos destinados aos serviços de limpeza, coleta de lixo e destinação final de resíduos sólidos foi fundamental para que o Governo do Estado renovasse o convênio com o Município na noite desta segunda-feira, 20.

O valor a ser repassado este ano será de R$ 7,8 milhões, com o Governo do Estado investindo, desde 2016, em Santana, cerca de R$ 20 milhões, que se tornaram essenciais, principalmente para a coleta de lixo, cujo destino passou a ser o aterro sanitário controlado de Macapá, em face da desativação da lixeira pública local.

Na solenidade de assinatura do convênio, que ocorreu na sala de reuniões da PMS, estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, dentre estas o promotor do Meio Ambiente da Comarca de Santana, Adilson Garcia, o deputado estadual Jory Oeiras (DC/AP), a deputada federal Leda Sadala (Avante/AP), o prefeito Ofirney Sadala e o governador Waldez Góes.

"O convênio celebrado com o Governo é fundamental para Santana, pois atende um dos eixos do saneamento básico, que é o de resíduos sólidos", ressaltou o promotor Adilsom Garcia. No entanto, segundo ele, as parcerias precisam ser fortalecidas em outros eixos, a exemplo da drenagem pluvial, do esgotamento sanitário e do fornecimento de água potável.

Para o deputado Jory Oeiras, a assinatura do convênio reforça, ainda mais, o compromisso do governador Waldez Góes com Santana. Ele solicitou ao chefe do Executivo Amapaense a assinatura de novos convênios com a Prefeitura de Santana, especialmente na área de pavimentação e tapa buraco.

A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana em várias áreas também foi destacada pela deputada federal Leda Sadala. Segundo ela, o fortalecimento das ações conjuntas se deve, fundamentalmente, pela responsabilidade que tanto o prefeito Ofirney Sadala quando o governador Waldez Góes tem na aplicação correta dos recursos públicos.

O prefeito Ofirney Sadala lembrou que antes do convênio Santana vivia um verdadeiro caos no que se refere à coleta de lixo e limpeza da cidade. “Hoje a cidade respira aliviada e, inclusive, os distritos de Ilha de Santana e Anauerapucu estão sendo beneficiados com a coleta de lixo e ações de limpeza”, ressaltou o gestor santanense, anunciando o restabelecimento da parceria com o governo em uma grande operação tapa buraco que vai acontecer durante todo o verão em Santana.

Para o chefe do Executivo Amapaense, a união de esforços entre a Prefeitura e o Governo está sendo fundamental na viabilização conjunta de inúmeros projetos em Santana, a exemplo do convênio do lixo, do plano de mobilidade urbana e das contrapartidas, por parte do Estado, para as emendas parlamentares destinadas ao Município. “Mais uma vez quero reafirmar o meu compromisso com o povo de Santana”, reforçou Waldez Góes.