quarta, 24 de abril de 2019 - 09:10h
Workshop orienta sobre a formalização, execução e prestação de contas dos convênios celebrados com o Programa Calha Norte
A troca de experiências entre os técnicos é imprescindível para a captação e eficiência na execução dos projetos.

O prefeito de Santana e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (AMEAP), Ofirney Sadala, prestigiou o primeiro dia do workshop regional de orientação sobre os convênios celebrados entre executivos estaduais e municipais com o Programa Calha Norte.

O evento estará sendo realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades até o dia 25, quinta-feira, no auditório do Ministério Público do Estado, com a participação de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia Geral da União (AGU) e do próprio Programa Calha Norte, ligado ao Ministério da Defesa.

O repasse de informações será intenso com vistas a manter os técnicos municipais e estaduais informados acerca da formalização, execução e prestação de contas dos convênios celebrados com o Calha Norte, segundo informou o ordenador de despesas do Programa, Coronel Reginaldo Lisboa. Para ele, a troca de experiências entre os técnicos é imprescindível para a captação e eficiência na execução dos projetos.

Durante a solenidade de abertura, o governador em exercício, Jaime Nunes, explicou que o workshop também busca orientar a correta aplicação das verbas oritundas do Calha Norte e destacou a luta do município de Tartarugalzinho, que está se empenhando para usufruir de recursos na ordem de R$ 43 milhões oriundos do Programa.

Já o prefeito Ofirney Sadala ressaltou a importância do workshop para o desenvolvimento dos municípios, acrescentando que, ao longo dos anos, muitos deles perderam recursos de emendas parlamentares direcionadas ao Programa Calha Nortes simplesmente por questões técnicas. "Essa história de perder emendas precisa acabar no Estado do Amapá. Os municípios precisam se aperfeiçoar para conseguir elaborar e aprovar seus projetos e executá-los em benefício dos seus habitantes", declarou o gestor santanense.