terça, 25 de junho de 2019 - 10:04h
Prefeito Ofirney Sadala inaugura centro de referência em especialidades odontológicas
Foto: Amilton Matsunaga

O prefeito Ofirney Sadala presidiu, nesta segunda-feira, 24, a cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Av. 7 de Setembro, nº 1574, Centro de Santana. O evento contou com a presença de uma parcela significativa da população santanense, de autoridades municipais, do promotor do Meio Ambiente da Comarca de Santana, Adilson Garcia, e da deputada federal Leda Sadala (Avante/AP).

Com a inauguração do espaço, a gestão santanense consolida o atendimento público na área de odontologia no município, cujas unidades básicas de saúde já oferecem vários serviços nessa área, que serão complementados pelas especializações oferecidas no CEO em periodontia, endodontia, radiologia, cirurgia bucomaxilofacial, implantodontia, reabilitação oral (prótese dentária), odontopediatria, avaliação de câncer e outras infecções intrabucais, além da implantação de próteses e tratamentos especializados para pacientes com necessidades especiais.

Durante a inauguração, o prefeito Ofirney Sadala recordou da viagem que fez à Lucas do Rio Verde, município de Mato Grosso, onde conheceu o programa de implante dentário, que acabou sendo viabilizado em Santana, no Centro de Especialidades Odontológicas, que funcionava na Policlínica Dr. Alberto Lima. Mesmo naquela pequena instalação, a unidade passou a ser referência estadual na área de odontologia, inclusive, em implantes dentários, cujas cirurgias já beneficiaram mais de 1.500 pacientes.

Para o gestor santanense, a inauguração do CEO significa, acima de tudo, uma referência na elevação da autoestima das pessoas que sofrem com problemas odontológicos, desde as dificuldades de mastigar até de esboçar um sorriso. “Isso nos dá muita felicidade, assim como as cirurgias de catarata, que possibilitam que muitas pessoas voltem a enxergar”, acrescentou o prefeito.

Em sua fala, o secretário municipal de Saúde de Santana, Francisco do Carmo de Souza Oliveira (o Griti) destacou o esforço do prefeito em concluir a implantação do CEO em um local apropriado e com pessoal, materiais e equipamentos necessários para melhor atender a população. Ele ressaltou que a unidade vai ter como carros-chefes os implantes e as próteses dentárias e anunciou novas realizações no setor de saúde, como a instalação do aparelho de raio x na Policlínica Maria Tadeu, no bairro Paraíso; a aquisição de uma Van para o transporte de doentes renais; e a implantação dos centros de Diagnóstico do Coração, de Especialidades Oftalmológicas e de Diagnóstico por Imagem.

O promotor de Justiça, Adilson Garcia, ressaltou que a saúde bucal é muito importante, não só pela sua função orgânica, mas, também, pela elevação da autoestima das pessoas. Já o vereador Claudomiro Guedes, representando a edilidade santanense, parabenizou o prefeito Ofirney Sadala pela “coragem e ousadia de viabilizar projetos importantes para a saúde da população”.

Por sua vez, a deputada federal Leda Sadala enalteceu o compromisso da gestão com projetos importantes para a saúde preventiva e curativa da população. Ela ressaltou que tudo isso só está sendo possível porque o prefeito Ofirney Sadala assumiu o compromisso de tornar a Prefeitura adimplente junto aos órgãos federais, o que vem fazendo com que o município supere a “destruição” econômica e administrativa por que passou ao longo de vários anos.

Para ter acesso às especialidades do CEO Santana, o paciente deverá, primeiramente, procurar atendimento odontológico em uma das unidades de saúde do município. Se esta unidade não disponibilizar do atendimento necessário aí sim o paciente é encaminhado para o CEO, que está estruturado para oferecer serviços de maior complexidade.