sábado, 30 de março de 2019 - 22:49h
Prefeito Ofirney Sadala participa de reunião sobre recursos do Ministério da Saúde
O principal assunto discutido foi à forma que será utilizada para a distribuição do montante de R$ 22 milhões, repassados pelo Ministério da Saúde.
Foto: Amilton Matsunaga
Para o prefeito Ofirney Sadala, os recursos serão muito bem vindos, ainda mais diante de todos os esforços que sua gestão tem feito para oferecer serviços de saúde de qualidade à população.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, cumpriu agenda na capital amapaense na manhã desta quarta-feira, 27, em reunião com o governador do Estado, Waldez Góes, e prefeitos de onze municípios amapaenses.

O principal assunto discutido foi à forma que será utilizada para a distribuição do montante de R$ 22 milhões, repassados pelo Ministério da Saúde, para sanar passivos do Estado com os municípios referentes ao subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Duas sugestões foram acordadas em Ata, que será enviada ao Ministério da Saúde e ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, que encampou à luta pela liberação dos recursos. Na primeira, os prefeitos e o governador sugerem que o repasse seja feito integralmente pelo Ministério da Saúde na conta única do Tesouro Estadual e transferido, imediatamente, ao Poder Judiciário para distribuição aos municípios e, a segunda, sugere que o MS repasse o valor ao Fundo Estadual de Saúde. Assim, a distribuição se dará em R$ 16 milhões de forma imediata aos Fundos Municipais de Saúde e, o restante, em seis parcelas mensais (R$ 1 milhão cada), junto com o repasse de 2019 que está em dia desde janeiro.

De acordo com o governo, o montante total da dívida referente ao subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é de R$ 32 milhões. Ainda, segundo o governo, inicialmente, o MS liberou R$ 22 milhões, que já estão disponíveis, ficando o restante, R$ 10 milhões, para sair em até 60 dias, conforme comunicou o senador Davi Alcolumbre ao governador e aos prefeitos.