quinta, 26 de setembro de 2019 - 23:02h
Em reunião com a Prefeitura, setor empresarial apresenta propostas para o Plano de Mobilidade Urbana
Por: PMS Comunica
Foto: PMS Comunica

Em mais uma etapa para a elaboração do projeto e garantindo a democracia participativa, a Comissão Técnica do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Santana (PlanMob-STN) recebeu, na sexta-feira, 26, representantes da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL-STN) e da Associação Comercial e Industrial de Serviços do município (ACIA), para ouvir as demandas do segmento. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae.

Visando o desenvolvimento urbano de modo a satisfazer as necessidades da população, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída em abril de 2012 pela Lei Federal n. 12.587, é um dos instrumentos que tem como finalidade a integração entre os diferentes modos de transporte, a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas. A lei estabelece o planejamento como ferramenta para efetivação dos princípios, diretrizes e objetivos dessa política.

A coordenadora técnica, social e logística do PlanMob-STN, Alderinda Ferreira, reforçou as ações já realizadas pela Prefeitura de Santana, em parceria com o Governo do Estado (GEA), para solucionar problemas de pavimentação e dar maior fluidez ao trânsito na área comercial. "A reunião teve o objetivo de dialogar com os comerciantes para mostrar a relação existente entre o poder público municipal e o comércio, e assim traçar melhorias. Foi discutido a problemática enfrentada pelas pessoas que circulam na área comercial e dividem o mesmo espaço com transportes pesados", ressaltou Alderinda.

Os empresários presentes avaliaram positivamente a iniciativa de debater os problemas em pauta e tentar suprir as necessidades de mobilidade com sugestões e parcerias junto a administração municipal.

Ainda foi abordada a possibilidade de efetivar futuras ações referentes à elaboração da mobilidade urbana local, tais como: reordenamento de fluxo de veículos de carga e mudanças de vias alternativas para escoamento do tráfego.

A CDL se comprometeu com o encaminhamento de um ofício assinado por aproximadamente cem comerciantes associados, com solicitações para alterar alguns sentidos de obras de pavimentação e concordando com as propostas do Plano de Mobilidade Urbana, criado pelos munícipes de Santana.

Segundo o coordenador do Escritório Regional do Sebrae Santana, Iranei Lopes, a cidade expandiu e a capacidade de permitir que as pessoas se movam com qualidade precisa acompanhar esse desenvolvimento. "É muito importante a administração pública reunir com a comunidade, líderes e representantes de classe empresarial para que juntos possam discutir as melhores sugestões e validar a solução mais viável, com segurança e espaço público com maior qualidade de vida para toda sociedade," concluiu.

Propostas

Foram apresentadas algumas ações integradas que podem ajudar no processo:

1) Carga e descarga de mercadorias no horário de pico na área principal da Rua Salvador Diniz, que prejudica o tráfego de outros automóveis;

2) Manter a mesma área (Salvador Diniz) livre de veículos estacionados, apenas paradas rápidas e o estacionamento ficaria nas avenidas laterais;

3) Ampliação a rua (Salvador Diniz) que está estreita para a passagem dos veículos;

4) Lotear o espaço já existente da Avenida Santana (ao lado da área da Zamim) e usar para o comércio local;