quinta, 29 de agosto de 2019 - 14:37h

Secretaria Municipal de Saúde

Policlínica Dr. Alberto Lima implanta serviço de acolhimento às grávidas do município
O projeto tem o apoio dos programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Saúde a Família (NASF)

A Policlínica de Saúde Dr. Alberto Lima, localizada no bairro Daniel, em Santana, está implementando uma nova política de acolhimento às grávidas do município. O serviço tem o apoio dos programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Saúde a Família (NASF) e atende à Política Nacional de Humanização (PNH), que trás o acolhimento como diretriz, visando reorganizar os serviços e as relações nos espaços de saúde pública, desenvolvendo a escuta qualificada, a criação do vínculo e assegurando o acesso com compromisso e resolutividade, além de servir como um dispositivo essencial para a legitimação do sistema de saúde.

A enfermeira de uma das equipes do ESF, Evanilda Rodrigues, explicou que o acolhimento ocorre desde o primeiro contato com a mulher durante as ações do Programa, quando a mesma é submetida à triagem, onde ela é pesada, tem a sua altura medida e responde a questionamentos sociais referentes a seus hábitos alimentares, se tem vícios e se fuma ou não. Nesse momento já são solicitados os exames pertinentes, dando início ao pré-natal.

Ao chegar à Policlínica, a mulher é acolhida pela equipe do NASF e recebe orientações para realizar os exames e o acompanhamento pré-natal. Depois de confirmada a gestação e realizados os exames necessários, a mulher segue para a primeira consulta pré-natal. Assim, ela passa a participar do programa de acolhimento onde as agentes de saúde do NASF e ESF realizam todo o acompanhamento da gestante.

A paciente Carla Raiana dos Santos, de 21 anos de idade, grávida de oito meses, moradora do bairro Novo Horizonte, que recebe o acolhimento, relatou que todo o procedimento é feito no mais curto espalho de tempo possível. “Há dois anos quando fiz o pré-natal do meu primeiro bebê tive que esperar algumas semanas pra me consultar. Mas agora foi bastante rápido. A sala esta muito boa, o atendimento está ótimo, a enfermeira é muito atenciosa com as pacientes. Espero que melhore cada vez mais", completou a grávida.

A diretora da Policlínica Dr. Alberto Lima, Antônia Cardoso, disse que as orientações dos profissionais de saúde ajudam as mulheres a enfrentar a gravidez de forma segura e saudável. “É importante salientar que as grávidas de Santana podem estar buscando o acolhimento por meio das marcações de consultas”, explicou a diretora.

A Policlínica dispõe de uma sala amplamente confortável para receber as mulheres e os atendimentos acontecem de segunda à quinta-feira, com a apresentação do cartão do SUS, comprovante de endereço e documento de identidade.