quinta, 01 de agosto de 2019 - 00:00h
Obras do Cine Teatro Municipal serão concluídas pela Prefeitura de Santana
A retomada dos serviços só foi possível graças ao empenho do prefeito Ofirney Sadala, do senador Davi Alcolumbre e do governador Waldez Góes
Foto: Amilton Matsunaga
A assinatura do convênio entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado viabiliza a contrapartida necessária para a execução dos serviços

A Prefeitura de Santana vai concluir as obras do Cine Teatro Municipal Silvio Romero, localizado no bairro Nova Brasília, que chegou a ser inaugurado em 2012, mesmo sem a mobília, os sistemas de som e iluminação e outros materiais e equipamentos essenciais para o seu funcionamento.

A retomada do projeto só está sendo possível graças ao empenho do senador Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal, que conseguiu a liberação de R$ 6 milhões, provenientes da Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania, e o esforço do Governo do Estado, que arcou com a contrapartida do convênio, no montante aproximado de R$ 1 milhão 300 mil.

Para que os recursos do Governo do Estado fiquem disponíveis nos cofres do Município de Santana e assegurem o repasse financeiro da verba federal foi preciso à assinatura de um convênio, cuja cerimônia ocorreu na tarde desta terça-feira, 30, na Câmara de Vereadores de Santana, que contou com a presença de várias autoridades, dentre estas o governador Waldez Góes, o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), o prefeito Ofirney Sadala e a deputada federal Leda Sadala (Avante/AP).

Durante a solenidade, o prefeito Ofirney Sadala fez uma homenagem especial à senhora Maria Natalina Romero, mãe do artista Silvio Romero, falecido em 2011 e cujo nome foi dado ao Cine Teatro, e destacou a participação do secretário de Desenvolvimento das Cidades, Antônio Teles Júnior, na viabilização da contrapartida do Governo.

"A conclusão das obras do Teatro Municipal é prioridade da nossa gestão. Será o palco principal das manifestações artísticas e culturais do nosso povo", enfatizou o gestor santanense.

A deputada federal Leda Sadala parabenizou a gestão municipal pelas tratativas e seriedade na viabilização do processo, que resultou na captação dos recursos necessários para a conclusão do Cine Teatro; agradeceu ao governador e ao presidente do Senado pela parceria com a Prefeitura de Santana e destacou a articulação do prefeito Ofirney Sadala que, finalmente, vai trabalhar para concretizar o sonho dos artistas de Santana e do Estado do Amapá.

O governador Waldez Góes enalteceu a proximidade entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Santana e a bancada parlamentar, o que tem possibilitado a execução de obras importantes para o município. Sobre o Cine Teatro, o chefe do executivo estadual afirmou que será um importante instrumento de fortalecimento da produção cultural santanense.

Já Davi Alcolumbre, que foi quem alocou recursos para as obras iniciais do teatro, na época em que era deputado federal, no valor aproximado de R$ 3 milhões 200 mil, disse que a conclusão do prédio, com toda a estrutura necessária para servir de palco a grandes eventos artísticos e culturais, só foi possível com o esforço conjunto de todos os órgãos envolvidos.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semop) da Prefeitura de Santana, os R$ 7,3 milhões serão utilizados em obras de reforma, ampliação e adaptações, além da aquisição de equipamentos e mobília para o Cine Teatro.

A capacidade no palco para apresentações e cinema será de 414 lugares. Além disso, o Cine Teatro terá um salão de convenções, com capacidade para 80 lugares, sala de oficina de música, com 25 lugares, e sala de oficina de arte, também com 25 lugares. A estrutura do Cine Teatro contará, ainda, com hall de entrada para exposições de artes, sala de monitoramento, secretaria, administração, camarins masculino e feminino, cabine de projeção e videoteca, dentre outras dependências.

Com os recursos garantidos e empenhados, a Prefeitura de Santana vai seguir viabilizando o processo licitatório para a contratação da empresa executora da obra, reiniciar os serviços e concluí-los no mais breve espaço de tempo possível, para que a população santanense conte com um Cine Teatro moderno e a altura da cultura e da arte santanense.