domingo, 03 de março de 2019 - 10:59h
SAMU e profissionais da Atenção Básica garantem atendimento de urgência e emergência aos foliões
Os profissionais estarão presentes nas quatro noites de carnaval atuando em situações de agravos urgentes
Foto: Amilton Matsunaga
Os órgãos contam com o apoio de ambulâncias e dispõem de medicamentos e materiais e equipamentos de primeiros socorros

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e da Atenção Básica do Município de Santana estão presentes no Corredor da Folia, localizado na Av. Santana, para atuarem em situações de agravos urgentes, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde.

De acordo com o chefe do Departamento de Urgência e Emergência do Samu Municipal, Everton Ferreira, o órgão está trabalhando com o apoio de duas ambulâncias, uma no início e a outra na dispersão do Corredor da Folia, contando com dois técnicos, dois enfermeiros e um condutor, cada uma, sendo que em caso de ocorrências graves os pacientes são encaminhados para o Pronto Socorro Municipal.

Outro apoio para garantir atendimento especializado em casos de acidentes, agressões físicas ou outros tipos de agravos está sendo prestado por profissionais da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, através de uma unidade montada na área de dispersão do Corredor da Folia.

Segundo a coordenadora do órgão, Simone Rocha, durante as quatro noites de carnaval serão disponibilizadas equipes com técnicos, enfermeiros e médicos, para a realização do atendimento ambulatorial.

O posto de atendimento conta com maca e medicamentos e suporte de ambulâncias para s possíveis ocorrências de casos graves.