quinta, 04 de abril de 2019 - 17:08h
Pacientes da segunda turma realizam cirurgias de catarata bancadas com recursos próprios da PMS
A emoção de ter a visão recuperada após a cirurgia de catarata foi motivo de muita alegria da segunda turma de pacientes, que foi operada na manhã desta terça-feira (2).
Foto: Amilton Matsunaga

A emoção de ter a visão recuperada após a cirurgia de catarata foi motivo de muita alegria da segunda turma de pacientes, que foi operada na manhã desta terça-feira (2), com recursos próprios da Prefeitura de Santana. O procedimento em dezoito pacientes foi realizado na Clínica Pró-visão, onde fica o centro cirúrgico contratado pela PMS, que também oferece aos beneficiados os exames pré-operatórios, transporte e suporte no período pós-operatório.

Em 2017, analisando a demanda de pacientes que procurou a Policlínica Dr. Alberto Lima, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) notou um número razoável de pessoas com problemas de catarata, especialmente idosos. Foi então que, graças à sensibilidade do prefeito Ofirney Sadala, a Semsa passou a viabilizar o processo, que começa com a consulta, passando pelos exames e a cirurgia e finaliza com o apoio no período pós-operatório.

Uma das moradoras contempladas com a cirurgia, a dona de casa Engracia Lopes, ressaltou que há anos dependia do tratamento para enxergar melhor. Quando soube que a Policlínica Dr. Alberto Lima estava marcando consultas para o oftalmologista pegou o encaminhamento médico e deu entrada no procedimento.

"É uma satisfação muito grande para nós, que somos mais necessitados, que dependemos de um salário e não temos condições de pagar um médico particular, termos essa oportunidade. Hoje, graças a Deus e a atitude do prefeito, eu já consigo ver melhor as pessoas e as letras", disse a paciente.

O prefeito Ofirney Sadala, que acompanhou o último procedimento, reforçou a importância de conceder o benefício a muitos munícipes que não têm condições financeiras para custear a cirurgia. “Com recursos próprios, no valor de R$ 360 mil, o município de Santana é o primeiro a ofertar a cirurgia de catarata, trabalhando para melhorar a saúde e garantindo mais qualidade de vida aos pacientes”, disse o gestor santanense, lembrando que Santana também se destaca na realização do implante dentário.

As consultas para o oftalmologista são marcadas todas às terças-feiras pela manhã, na Policlínica Dr. Alberto Lima, que fica localizada no bairro Daniel, ao lado do Fórum de Santana, e realizadas às sextas-feiras na Clínica Dr. Adashi, que dispõe de equipamentos específicos para a análise dos casos que precisam de cirurgia.