terça, 18 de fevereiro de 2020 - 17:25h
Startups Inovadoras: GEA e Finep orientam empreendedores sobre editais
Evento ocorreu nesta terça, 18, na Setec. Editais dos programas Finep Startup e Mulheres Inovadoras estão com inscrições abertas até março.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo/Setec
Capacitação para os empreendedores aconteceu na sede da Setec, em Macapá.

Empreendedores inovadores do Amapá puderam esclarecer dúvidas durante a palestra realizada pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) nesta terça, 18, na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

O representante da Finep, Kallil Maia, explicou as etapas e formas de participação nos dois editais abertos: Finep Startup e Mulheres Inovadoras.

“Atuamos junto aos empreendedores que estão começando. A Finep Startup dá apoio às empresas quem tem produto ou protótipo, com processo pronto, mas não tem mercado. Já o Mulheres Inovadoras premia destaques na inovação, com R$ 100 mil”, disse.

O Governo do Estado é parceiro da Finep em outros programas já em execução no Amapá.  Entre eles o Programa Centelha, que está em processo de seleção de 15 startups locais que receberão apoio financeiro de R$ 53 mil.

Para o secretário titular da Setec, Rafael Pontes, os incentivos financeiros são de extrema importância para empreendedorismo inovador local e crescimento local do segmento.

“A vinda da Finep é fundamental no papel de consolidação da cultura empreendedora. Os apoios financeiros dão suporte às empresas com base tecnológica que estão iniciando e isso é essencial no desenvolvimento econômico do Amapá”, explicou.

Apoio do GEA

O governo já lançou os editais sobre esse segmento, entre eles sobre o Programa de Inovação com Tecnologia da Informação (PITI), que visa dar soluções inovadoras para resolver problemas da administração pública estadual. No último ano foram disponibilizados R$ 50 mil.

Para apoiar quem está começando ou pretende iniciar uma startup e precisa de orientações, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) da Setec disponibiliza espaço com internet, mesas e utensílios básicos de escritório.  Parcerias com outras instituições como Sebrae e Senai, oferecem mentorias e capacitações gratuitas.

O que é uma startup?

De acordo com o documento da Finep, pode ser entendida como uma “empresa de base tecnológica, com alto potencial de crescimento e retorno, inovadora, flexível e ágil, que trabalha em condições de incerteza e que possui modelo de negócio repetível e escalável, capaz de resolver um problema real”.

Editais abertos

• Finep Startup: Tem o objetivo de dar apoio financeiro para startups que necessitem finalizar o desenvolvimento de seus produtos ou ganhar escala de produção.

A primeira rodada do ano vai contemplar 25 startups com R$ 1,2 milhão. Ao longo do ano ocorrerão três rodadas, com orçamento total de R$ 60 milhões.

As inscrições neste edital estão abertas e seguem até o dia 15 de março.

• Mulheres Inovadoras: Consiste em uma premiação para startups lideradas por mulheres. As 5 melhores avaliadas por uma comissão, também composta por mulheres analistas da Finep, receberão o prêmio de R$ 100 mil, cada.

As inscrições neste edital estão abertas até o dia 16 de março.

Mais informações e os editais estão disponíveis em www.finep.gov.br