sábado, 24 de agosto de 2019 - 22:08h
Companhia Docas de Santana realiza operação de embarque de 32 mil toneladas de milho com destino à China
O Porto de Santana, pela sua posição geográfica privilegiada e pela nova política de gestão da Companhia Docas de Santana, tornou-se um ponto estratégico de carregamento e transbordo de produtos para várias partes do mundo.
Foto: Ronny Miranda
Segundo o diretor operacional da Companhia Docas de Santana, Victor Hugo Holanda da Silva, uma operação como a que está sendo realizada no porto traz impactos econômicos significativos para o município.

O navio Podhale está realizando, no porto da Companhia Docas de Santana, o carregamento de 32 mil toneladas de milho, que terá como destino a China. A operação começou na tarde desta sexta-feira, 23, e deverá render para o Município de Santana cerca de R$ 550 mil, provenientes do recolhimento de 5% relativos ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e do rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O milho, proveniente de Mato Grosso do Sul, foi transportado pela rodovia BR-163 até a Estação de Transbordo de Carga (ETC), em Miritituba, Itaituba-PA, de onde foi carregado nas barcaças da Companhia Norte de Navegação e Portos (CIANPORT) até o porto de Santana.

Segundo o diretor operacional da Companhia Docas de Santana, Victor Hugo Holanda da Silva, uma operação como a que está sendo realizada no porto traz impactos econômicos significativos para o município, haja vista que movimenta desde o entregador de marmita até o operador portuário, além de exigir toda uma logística, com a contratação de mão de obra direta e indireta.

Ele acrescentou que o Porto de Santana, pela sua posição geográfica privilegiada e pela nova política de gestão da Companhia Docas de Santana, tornou-se um ponto estratégico de carregamento e transbordo de produtos para várias partes do mundo e adiantou que até o final de agosto há a perspectivas da atracação de mais um navio carregado com fertilizantes.

“Será mais uma das muitas operações no porto para contribuir com a economia do Município de Santana e do Estado do Amapá”, acrescentou o diretor.