quinta, 01 de agosto de 2019 - 15:18h
Prefeitura de Santana recebe três novos veículos para atender doentes renais, moradores da Ilha de Santana e a UBS Antônio Sirieiro
A cerimônia de entrega dos veículos ocorreu na tarde desta quarta-feira, 31, em frente a Unidade de Nefrologia de Santana
O prefeito Ofirney Sadala, deputados federais, autoridades do Estado e do Município e pessoas da comunidade prestigiaram o evento.

Na tarde desta quarta-feira, 31, aconteceu em frente à Unidade de Nefrologia de Santana "Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão", localizada no complexo hospitalar de Santana, a cerimônia de entrega de veículos, que serão utilizados em atividades da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Santana.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, os deputados federais Leda Sadala (Avante/AP), Marcivânia Flexa (PC do B/AP) e Camilo Capiberibe (PSB/AP), a ex-deputada federal Janete Capiberibe, além do deputado estadual Jory Oeiras (DC/AP), vereadores, autoridades municipais, pessoas da comunidade e pacientes renais.
Na oportunidade, o município recebeu duas picapes, frutos de emenda parlamentar da deputada federal Marcivânia Flexa, no valor de R$ 240 mil, e uma Van, adquirida com recursos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Janete Capiberibe, no valor de R$ 190 mil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma das picapes será deslocada para o atendimento aos moradores da Ilha de Santana e a outra ficará à disposição da Unidade Básica de Saúde Antônio Sirieiro, localizada no bairro Nova Brasília. Já a Van, que, inclusive, conta com equipamento de acessibilidade, será utilizada no transporte de pacientes renais crônicos que fazem tratamento na Unidade de Nefrologia em Santana.
A ex-deputada Janete Capiberibe lembrou que a emenda para a compra das picapes é de 2018. “Esse veículo tem todas as condições para transportar com cidadania cada um dos 62 renais crônicos que precisam fazer hemodiálise na Nefrologia de Santana", acrescentou a parlamentar.
Já a deputada federal Marcivânia Flexa parabenizou a gestão municipal pela responsabilidade com que conduziu o processo, o que resultou na viabilização da emenda. "É muito importante quando acompanhamos a emenda sendo entregue à população. Sentimos confiança para destinar mais recursos", completou.
O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, ressaltou que a entrega dos três veículos representa um grande passo na melhoria da qualidade da saúde da população santanense. “Sabemos que o tratamento de hemodiálise é muito desgastante para o paciente. Poder se deslocar até a Unidade de Nefrologia e retornar para casa com comodidade irá contribuir para a saúde dos pacientes”, ressaltou o gestor santanense.
Ofirney Sadala disse aos parlamentares federais que não tenham receio de destinar recursos para município, pois a Prefeitura possui uma equipe técnica comprometida e que todas as emendas estão ou estarão sendo executadas.