segunda, 19 de junho de 2017 - 10:44h
Centro de Saúde Padre Luiz Monza recebe visita do Prefeito Ofirney Sadala
O centro pertence à Associação “A Nossa Família”, uma entidade católica, com sede na Itália, que chegou ao Amapá em 1984 e inaugurou seus trabalhos, em Santana, em 1996.
Por: Abrahão Costa

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, visitou na manhã desta sexta-feira, 16/06, o Centro de Saúde Pediátrico Padre Luiz Monza, no bairro Fonte Nova.

As atividades do lugar são coordenadas pelas “Pequenas Apóstolas da Caridade”, que, juntamente com voluntários, realizam diversos trabalhos ligados à saúde, mais especificamente para o acompanhamento de crianças de 0 a 5 anos e de pré-natal de gestantes.

Durante o encontro, a irmã Marisa, diretora da entidade, e a irmã Adriana, psicóloga, apresentaram ao prefeito as dependências do lugar e os trabalhos desenvolvidos pelos voluntários, que fazem mensalmente cerca de 800 atendimentos de crianças e de mulheres grávidas, que residem no bairro Fonte Nova.

Na oportunidade, as religiosas pediram o apoio do prefeito, através da doação de materiais de manutenção e remédios, além da disponibilidade de vigilante e profissionais da área de saúde, como enfermeiros, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.

O prefeito se mostrou sensível às demandas do Centro Pediátrico e, de imediato, acionou os secretários municipais da Saúde e da Assistência Social para que visitem o local e se mobilizem no sentido de darem apoio à obra das "Pequenas Apóstolas".

“Com a visita pude ver de perto as ações desenvolvidas pela entidade. As irmãs merecem essa parceria com a Prefeitura. Parabenizo a todos os envolvidos pelo comprometimento com a saúde pública”, disse o gestor municipal.

A diretora, irmã Marisa, fez questão de mostrar uma das ações desenvolvidas ali, que é a confecção do enxoval dos bebês, realizada pelas próprias grávidas que estão inseridas no Projeto "Promovendo a Vida".

Procurando melhorar a prevenção da saúde mãe-filho, o Centro Padre Luiz Monza oferece consultas pediátricas, controle de peso das crianças, imunização, exames laboratoriais, controle nutricional, doação de remédios, entre outras ações.

Vale lembrar que os programas só funcionam graças à ajuda de entidades e pessoas que se sensibilizam com a obra. Por isso, "precisamos e aceitamos doações para continuarmos com as nossas obras", lembrou a irmã Adriana.