terça, 28 de maio de 2019 - 17:25h
Prefeitura de Santana contribui com a ressocialização de apenados do Iapen
A Prefeitura de Santana vai colocar em prática o Projeto Transformando Vidas, que visa contribuir com a ressocialização de apenados do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da prestação de serviços no setor de limpeza e urbanização da cidade.
O evento de lançamento do projeto ocorreu na manhã desta terça-feira, 28, na sala de reuniões da PMS, onde várias autoridades estiveram presentes.

A Prefeitura de Santana vai colocar em prática o Projeto Transformando Vidas, que visa contribuir com a ressocialização de apenados do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da prestação de serviços no setor de limpeza e urbanização da cidade, vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos.

O evento de lançamento do projeto ocorreu na manhã desta terça-feira, 28, na sala de reuniões da PMS, onde várias autoridades estiveram presentes, dentre estas o prefeito de Santana, Ofirney Sadala; o juiz da Vara de Execução Penal, João Matos; a promotora da Vara de Execução Pena, Socorro Pelaes; o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação da Comarca de Santana, Adilson Garcia; o diretor do Iapen, Lucivaldo Monteiro; a coordenadora do Projeto, Anne Sanches; a presidente da Câmara Municipal de Santana, Helena Lima; e os vereadores Claudomiro Guedes (Coló) e Josivaldo Santos Abrantes (Rato).

Inicialmente, dez apenados do regime semiaberto serão beneficiados, sendo que por conta da participação no projeto, eles terão alguns benefícios, entre estes a redução da pena em um dia a cada três dias trabalhados, além de receberem 75% do salário mínimo, cujo valor será repassado a um membro da família de cada beneficiado do projeto.

Falando aos presentes, o prefeito Ofirney Sadala disse que o projeto é muito importante, porque visa a ressocialização e o oferecimento de oportunidade produtiva aos apenados. Ele elogiou a iniciativa de todos os órgãos envolvidos na iniciativa e disse que o sucesso da mesma depende de cada um dos beneficiados.

O gestor santanense elogiou tanto a promotora quanto o juiz da vara de execução penal por acreditarem que os apenados têm condições de evoluírem e trilharem o caminho que a sociedade espera. Ele garantiu o apoio aos beneficiados em outras áreas, como na de capacitação para o mercado de trabalho, através da Coordenadoria do Empreendedor e de outros setores da administração municipal.