quarta, 30 de janeiro de 2019 - 12:29h
Saúde Mental é mais uma vez tema de debate durante o Janeiro Branco
Desta vez, as discussões giraram em torno do consumo de álcool e outras drogas.
Participaram do evento o deputado estadual eleito Alberto Negrão e a coordenadora estadual de Saúde Mental, Maria Guerreira, dentre técnicos e servidores da Semsa e público em geral .

A Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta quarta-feira, 30, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mais um evento alusivo ao Janeiro Branco, que esteve diretamente ligado à saúde mental. Desta vez, as discussões giraram em torno do consumo de álcool e outras drogas.

De acordo com a secretaria adjunta de Saúde de Santana, Maira Carvalho, durante todo o mês de janeiro, as atenções da Seme estiveram voltadas para a saúde mental, através de palestras e campanhas de conscientização, inclusive com destaque para informações sobre a diferença entre saúde mental e doença mental.

Segundo ela, a ideia foi de orientar a população a cuidar da mente, buscando diminuir índices como os de depressão e suicídios, que têm aumentado nos últimos anos. “As pessoas hoje em dia se preocupam muito com o corpo, com academia, mas esquecem da mente. Então estamos estendendo essa programação, com o CAPS sempre ficando de portas abertas para a comunidade”, disse Maira Carvalho.

O deputado estadual, Alberto Negrão, lembrou do seu projeto de Lei, de nº 1233, na condição de vereador do Município de Santana, sancionado pelo prefeito Ofirney Sadala, que deu oportunidade de acolhimento aos pacientes com depressão, alcoólatras, usuários de drogas e outros.  “Isso fez com que tivéssemos um espaço, um leque de oportunidades e de atendimentos que para quem realmente precisa, fortalecendo o apoio da rede municipal de Saúde a esses pacientes”, destacou o parlamentar.