quinta, 03 de janeiro de 2019 - 17:54h

Secretaria Municipal de Educação

Ideb aponta avanços no setor educacional do Município de Santana
Ao todo no município santanense, quatro escolas alcançaram a média projetada do 5º ano definida pelo Inep.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2017. O maior índice do Estado do Amapá foi para o município de Santana, com a média 3.8, seguido de Macapá e Porto Grande com 3.6.

Ao todo no município santanense, quatro escolas alcançaram a média projetada do 5º ano definida pelo Inep, sendo as escolas municipais Iranilde de Araújo Ferreira (5.0), Josycléia Guimbal Borges (5.0), Padre Angêlo Biraghi (5.2) e Gentila Anselmo Nobre (5.1).

Mesmo sem alcançar a nota, a Escola Municipal Claudionor Rocha Freires obteve a maior nota da rede municipal e estadual referente ao 5º ano com uma média de 5.9.

A diretora Verônica Cabral, da escola Claudionor Rocha, explicou que a média já era esperada, pois os profissionais que ali atuam buscam proporcionar um bom aprendizado para os alunos. Para ela, o próximo ano o desafio é ultrapassar a meta.

De acordo com Nilza Duarte, diretora do Departamento de Apoio Técnico Pedagógico, outro destaque foi a Escola Municipal Piauí, por ser a única da rede municipal a ter turma de 8ª série/ 9º ano, alcançando a média de 4.4, além de obter a maior nota da rede municipal e estadual nesta série.

Ela explicou ainda que a média da educação de Santana foi a melhor, no entanto, a Secretaria de Educação atuará com mais celeridade, promovendo um melhor preparo para os estudantes nos anos vindouros.