terça, 11 de junho de 2019 - 20:48h

Gabinete

Reunião define estratégias para execução de mais uma fase do projeto que visa à prevenção e controle da Doença de Chagas em Santana
Foto: Rodrigo Furtado

A Prefeitura Municipal de Santana estará implementando mais uma etapa do projeto Prefeitura em Ação: Prevenção e Controle à Doença de Chagas. Agora será a vez de ações mais intensas junto às amassadeiras de açaí, para que estas estejam em acordo com as legislações pertinentes e ofereçam produtos de qualidade à população.

O foco nas amassadeiras se justifica pelo fato de que o açaí contaminado pode transmitir a Doença de Chagas, cujos principais sintomas são febre, inchaço e problemas cardíacos, que, em estado mais avançado, levam o paciente à morte.

As estratégias que serão desenvolvidas nessa nova fase do projeto foram discutidas em uma reunião realizada nesta segunda-feira, 11, na Prefeitura de Santana, da qual participaram os dirigentes dos órgãos municipais envolvidos e os agentes de vigilância sanitária.

De acordo com a coordenadora da Sala do Empreendedor, Francinete Lobato, a Prefeitura já dispõe de um cadastro de empreendedores de açaí, que foi realizado em fevereiro. No entanto, é preciso que esses dados sejam constatados mediante visitas técnicas, que serão realizadas nesta segunda fase, bem como se as amassadeiras estão cumprindo a legislação sanitária, no que se refere às condições de higiene.

Em paralelo, a Prefeitura de Santana estará cobrando a legalização dos empreendimentos, para que estes funcionem de acordo com o Código Tributário Municipal.

As abordagens, que serão feitas por uma equipe multidisciplinar, começam na segunda quinzena de junho pelo bairro Hospitalidade, que registrou, em 2018, casos da Doença de Chagas.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde de Santana, Josimar Santos, a Prefeitura estará criando um selo de qualidade, que será afixado nas amassadeiras que estejam em conformidade com as legislações pertinentes. A certificação será objeto de um projeto de lei a ser submetido a apreciação dos vereadores.