segunda, 15 de abril de 2019 - 08:52h

Santana realiza a sua 6ª Conferência Municipal de Saúde
Foto: Amilton Matsunaga
O secretário municipal de Saúde, Francisco do Carmo (Gritti), participou do evento, destacando os avanços no setor em nível de Santana

A 6ª Conferência Municipal de Saúde (6ª CMS), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Santana e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), aconteceu nos dias 11 e 12 de abril, no Sindicato dos Servidores Municipais - SSMS. Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reuniu autoridades de vários segmentos, entre estes o representante do Ministério da Saúde, Roberto Bauer, a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sivalda Cunha, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Santiago, o secretário municipal de Saúde, Francisco do Carmo (Gritti), e a deputada federal Leda Sadala (AVANTE/AP).

O evento propiciou espaço para ampla participação e representação da sociedade, que consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde teve, dentre outros objetivos, pautar a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, e nº 8.142, além de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e em defesa do SUS, fortalecendo a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas.

A conferência também avaliou a situação da saúde em nível municipal, elaborando propostas a partir das necessidades do setor.

Durante o evento foram discutidos os seguintes eixos temáticos: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como palestrante  Regiclaudo Silva Souza, chefe da Unidade de Politica de Saúde de Desenvolvimento do Trabalhador da SVS; Saúde como direito, palestrado pelo membro do Comitê de Determinantes Sociais de Saúde da Região Amazônia e secretário adjunto municipal de Saúde de Santana, Josimar Silva dos Santos; e Financiamento adequado e suficiente para o SUS, cuja palestra foi proferida pelo coordenador da Comissão de Orçamento e Financiamento COFIN-CNSS, Wanderley Gomes da Silva.